Tendências

Moda de rua do Japão é tema de exposição em São Paulo

Intitulada de "Sutorīto Fashion: moda das ruas", mostra estará disponível até outubro no centro cultural Japan House

O centro cultural Japan House, em São Paulo, recebe, a partir desta terça-feira (25), a exposição “Sutorīto Fashion: moda das ruas”, que destaca e compartilha das tendências da moda de rua do Japão desde a década de 50 aos dias atuais.

Ao todo, 100 registros fotográficos contemplam a mostra com entrada gratuita, que segue até o dia 20 de outubro sob o coordenação do diretor de moda Souta Yamaguchi.

As imagens mostram as mudanças na estética do que é usado no dia a dia, com referências ao cinema, a música e toda contracultura japonesa que surgiu como uma resposta às mudanças culturais, sociais, políticas e econômicas ao longo das décadas.

Inclusive, no último dia 18 de junho foi celebrado os 116 anos da Imigração Japonesa no Brasil, que marca a chegada navio Kasato Maru ao Porto de Santos, no litoral paulista.

O histórico da exposição tem início ainda na década de 50, diante de um contexto pós-guerra, trazendo inspirações de estilos como o rockabilly. Dez anos mais tarde, em 1960, com a modernização do ambiente doméstico, o uso da minissaia e de calças pantalonas, por exemplo, ganhou destaque e tornou-se popular.

Em 1980, também é possível acompanhar que o aumento do poder econômico impactou os jovens e adultos a aderirem itens fashion, inclusive aqueles considerados de luxo. Enquanto isso, a década de 2000, marcado pelo surgimento das “fast fashion”, os estilos ficaram mais globalizados com a popularização da internet.

SERVIÇO
Exposição “Sutorīto Fashion: moda das ruas”

Onde: Japan House São Paulo – Av. Paulista, 52
Quando: 25/06 a 20/10
Horário: terça a sexta, das 10h às 18h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 19h.
Entrada gratuita: reservas online antecipadas e opcionais no site oficial

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo