Notícias

Prevenção de fraudes financeiras: descubra como advogados podem ajudar empresas a se protegerem

O mercado financeiro está cheio de desafios e dificuldades, especialmente em relação a processos burocráticos. De acordo com o advogado Amauri Jacintho Baragatti, isso se deve a ocorrência de diversos crimes de fraude e outras questões que envolvem o financeiro das empresas, que podem, até mesmo, levá-las à falência. Portanto, é muito importante estar atento para ações fraudulentas.

Nesse sentido, é preciso que os empresários se preocupem com os cuidados relacionados a problemas de fraude e atitudes suspeitas que podem prejudicar os negócios de seus empreendimentos e é aqui que os advogados entram em cena. Se você está interessado no assunto e deseja saber mais sobre como esses profissionais podem ajudar as empresas a se protegerem contra fraudes, continue lendo esse artigo até o final: 

O que são as fraudes financeiras?

Para quem ainda não conhece, o Dr. Amauri Jacintho Baragatti acredita ser importante entender sobre a definição de fraude financeira. Esse conceito consiste nas práticas e comportamentos fraudulentos e enganosos, que podem incluir a falsificação de documentos, transações comerciais e financeiras enganosas e até mesmo a falsificação de identidade, assinatura e outros. 

Maneiras de proteger a sua empresa

De acordo com o advogado Amauri Jacintho Baragatti, as fraudes financeiras podem ser cometidas por indivíduos ou até mesmo por outras empresas e organizações. Nesse sentido, é preciso tomar ações como a implementação de controles internos, utilização de ferramentas de prevenção de fraudes e o monitoramento detalhado das contas da empresa para que ela esteja protegida contra ações fraudulentas. 

Atuação dos advogados

Se você está se perguntando qual o papel que os advogados desempenham na prevenção de fraudes dentro das empresas, aqui está a resposta! Segundo o Dr. Amauri Jacintho Baragatti os profissionais do direito desempenham um papel fundamental na revisão e atualização de políticas internas de proteção das empresas, como as políticas de uso cibernético e procedimentos para a identificação de fraudes.

Outra função muito importante que os advogados podem desempenhar junto às empresas é através dos processos judiciais que visam a busca por reparos nos danos causados por ações fraudulentas que prejudicaram determinada empresa. Assim, os advogados podem levantar dados e apresentá-los às autoridades caso a empresa tenha sofrido com alguma fraude e outras ações enganosas. 

Assim como pode ser visto, os advogados desempenham um papel fundamental na prevenção de fraudes financeiras dentro das grandes e pequenas empresas. Afinal, apenas profissionais especializados são capazes de proteger as empresas, juridicamente, contra fraudes. Sendo assim, se você é um empresário, não deixe de contar com um advogado especialista em direito financeiro!

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo